Jovens de escola para surdos conhecem colegas da Apav

Há cinco anos a Associação de Pais e Amigos do Vôlei (APAV) desenvolve projeto inclusivo e pioneiro, que oferece aulas de voleibol a alunos deficientes auditivos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bilingue para Surdos Vitória, no bairro Mathias Velho.

Nesta semana, porém, a aula foi diferente e fora dos limites da escola. Na tarde de terça-feira, 20, os alunos visitaram o Centro Olímpico Municipal (COM). Lá, puderam assistir aos treinos das meninas e dos meninos das escolinhas da APAV e, é claro, também bateram uma bolinha na quadra oficial de vôlei do COM.

Na hora de a gurizada voltar para a escola, a presidente da APAV, Eliane Graciolli, explicou aos alunos da escolinha o motivo da visita:

"O objetivo maior, hoje, é fazer com que eles venham com mais frequência, para, do jeitinho deles, entenderem de disciplina, comportamento, dedicação, esforço. E nada melhor do que eles terem um exemplo, e quero que entendam que hoje vocês são o exemplo para eles"

Para o diretor da Escola Vitória, Rafael Schilling Fuck, a visita representou "a possibilidade de eles conhecerem outro mundo, já que passam bastante tempo na escola. Pela questão da surdez, nosso aluno tem pouco contato com o mundo 'ouvinte', e com o projeto do vôlei, eles descobrem que não têm limites, que podem fazer o que quiserem. Mostramos que eles não são os únicos a aprender a jogar vôlei. Esta visita representa a ampliação das potencialidades do mundo deles", ensina Rafael.   

A iniciativa da APAV na Escola Vitória promove inclusão esportiva e social, desenvolve habilidades cognitivas e motoras, aumenta a autoestima e a confiança e cria oportunidades de socialização. A prática é semanal, às quartas-feiras, abrangendo alunos entre oito e 17 anos, alguns com dificuldade motora, outros com autismo e todos com déficit auditivo em algum grau.

O projeto Escolinhas de Base APAV Vôlei - 4ª Edição é uma conquista da Associação dos Pais e Amigos do Voleibol (Apav) por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do governo federal, sendo desenvolvido pela Idealize e tem o apoio das empresas Ultragaz, InBeta, Rede Buffon, Web Group, Panfácil, Unimed Porto Alegre, Mesasul Cestas Básicas, Zaffari e AGCO.

Fotos: Diego Figueira / Ponto Multimídia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ouro em Paris, Duda visita projeto social da Apav Canoas

Alunos do projeto social da Apav recebem uniformes

Emoção marca despedida de 2024 das aulas de voleibol na Escola para Surdos Vitória, em Canoas