Alunos da Escola Vitória agora contam com fisioterapeuta da APAV

Também é época de retorno às aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bilingue para Surdos Vitória, no bairro Mathias Velho. Ali, desde 2021, a APAV desenvolve projeto pioneiro e inclusivo, ofertando aulas de voleibol a alunos deficientes auditivos.

Neste início do ano letivo, os alunos logo depararam com uma novidade: o trabalho da fisioterapeuta da Clínica Ciência Funcional, Mauren Silveira. 

"O principal objetivo do nosso trabalho aqui é conseguir promover mais educação e saúde como prevenção de lesões. É preciso conseguir entender as limitações deles. A gente integra os alunos aqui muito mais por meio do esporte do que se simplesmente se os deixasse convivendo na escola, mesmo esta sendo especial", diz a fisioterapeuta.

A limitação da comunicação não é obstáculo. Mauren destaca outro aspecto positivo no trabalho com a gurizada da Vitória: "Aqui o coletivo faz muito mais sentido, eles conseguem se integrar muito mais. Integramos o esporte dentro da rotina dessas crianças como uma ferramenta para a longevidade, para a inserção social", conclui.

O projeto Escolinhas de Base APAV Vôlei - 4ª Edição é uma conquista da Associação dos Pais e Amigos do Voleibol (Apav) por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do governo federal, sendo desenvolvido pela Idealize e tem o apoio das empresas Ultragaz, InBeta, Rede Buffon, Web Group, Panfácil, Unimed Porto Alegre, Mesasul Cestas Básicas, Zaffari e AGCO.

Foto: Moreno Carvalho / Ponto Multimídia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ouro em Paris, Duda visita projeto social da Apav Canoas

Alunos do projeto social da Apav recebem uniformes

Emoção marca despedida de 2024 das aulas de voleibol na Escola para Surdos Vitória, em Canoas